
Como Ser Mulher na Publicidade: Femvertising e as “novas” representações do feminino
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 3; Linguagem: Português
10.51359/2526-7884.2019.242586
ISSN2526-7884
AutoresAndrea Melo Bayone, Patrícia Cecília Burrowes,
Tópico(s)Media, Gender, and Advertising
ResumoO presente estudo tem como objetivo discutir se e como o uso do feminismo no marketing, no âmbito do femvertising, pode transmitir ideias de empoderamento feminino e promover uma representação da mulher na publicidade que fuja dos estereótipos. Para tal, são analisados três comerciais que contaram com a colaboração da consultoria de marketing feminista Think Eva: “#EAíTáPronta?” e “Isso é Pra Mim” da marca Avon, e “Ser Mulher Faz Toda a Diferença” da Gillette Venus. A metodologia usada foi o estudo de caso, empregando, para análise individual dos comerciais, um modelo de leitura crítica da publicidade; e, para uma análise geral dos dados, as etapas de redução, exibição e conclusão/verificação. Os resultados indicam que os atributos do corpo feminino, as características comportamentais das mulheres e o incentivo ao empoderamento feminino são as questões mais revistas nos comerciais e diferem parcialmente das mensagens transmitidas na publicidade dita convencional.
Referência(s)