Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Probabilidade condicional em contexto de ensino aprendizagem<br>Conditional probability in the context of teaching and learning

2019; Volume: 21; Issue: 5 Linguagem: Português

10.23925/1983-3156.2019v21i5p544-554-

ISSN

1983-3156

Autores

Auriluci de Carvalho Figueiredo,

Tópico(s)

Statistics Education and Methodologies

Resumo

Este artigo visa discutir o ensino e a aprendizagem da probabilidade condicional diante de uma sequência de atividades aplicadas com alunos de um curso de licenciatura em matemática. Para trabalhar conceitos que envolvem a probabilidade condicional, articulamos, nas questões das atividades, diferentes registros de representação: linguagem natural, simbólica, diagrama de árvore e tabela de contingência, tomando como base a Teoria de Registros de Representação de Raymond Duval. Constatou-se que a tabela de contingência não era uma representação conhecida para alguns alunos, porém facilitou a conversão para probabilidades simples e conjuntas. O registro de diagrama de árvore facilitou a distinção de probabilidades como P(A/B) e P(B/A), desde que essas probabilidades aparecessem expressas na linguagem natural, pois os registros das probabilidades condicionais com o uso simbólico de representação parece ser uma maneira difícil de ser interpretada e tratada pelos alunos da licenciatura.

Referência(s)