
Probabilidade condicional em contexto de ensino aprendizagem<br>Conditional probability in the context of teaching and learning
2019; Volume: 21; Issue: 5 Linguagem: Português
10.23925/1983-3156.2019v21i5p544-554-
ISSN1983-3156
AutoresAuriluci de Carvalho Figueiredo,
Tópico(s)Statistics Education and Methodologies
ResumoEste artigo visa discutir o ensino e a aprendizagem da probabilidade condicional diante de uma sequência de atividades aplicadas com alunos de um curso de licenciatura em matemática. Para trabalhar conceitos que envolvem a probabilidade condicional, articulamos, nas questões das atividades, diferentes registros de representação: linguagem natural, simbólica, diagrama de árvore e tabela de contingência, tomando como base a Teoria de Registros de Representação de Raymond Duval. Constatou-se que a tabela de contingência não era uma representação conhecida para alguns alunos, porém facilitou a conversão para probabilidades simples e conjuntas. O registro de diagrama de árvore facilitou a distinção de probabilidades como P(A/B) e P(B/A), desde que essas probabilidades aparecessem expressas na linguagem natural, pois os registros das probabilidades condicionais com o uso simbólico de representação parece ser uma maneira difícil de ser interpretada e tratada pelos alunos da licenciatura.
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