Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem

2019; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15536/thema.v16.2019.598-606.1284

ISSN

2177-2894

Autores

Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo, Marcio Antonio Ferreira Camargo, Virginia de Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A motivação é provavelmente o fator mais importante, a fim de melhorar a aprendizagem. A abordagem metodológica empregada nesta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica com intuito de obter informações sistematizadas, sintetizadas e reelaboradas a partir de reflexões críticas dos autores e construir (ou reconstruir) ideias criando um arcabouço teórico capaz de sustentar ou subsidiar abordagens referentes ao fazer docente na Educação. Os processos motivacionais tem sido foco de estudos na área da educação, por ser considerado um dos fatores que favorecem a aprendizagem, o professor faz parte deste processo e da dinâmica escolar como mediador nas salas de aula. Foi realizado levantamento de artigos nacionais publicados sobre o tema nas principais bases de dados Scielo e Revistas de Psicopedagogia. A partir da revisão da literatura constatou as abordagens de motivação existentes e as características do professor motivador. É relevante o papel do professor como mediador desse caminho, devendo ele observar e criar situações para trabalhar e desenvolver as habilidades e competências dentro da sala de aula, propiciando a motivação entre os alunos.

Referência(s)