RASTREIO DE DEMÊNCIA ATRAVÉS DO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL E TESTE DO RELÓGIO EM IDOSOS
2014; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17695/revnevol12n2p27
ISSN2317-7160
AutoresKrísthea Karyne Gonçalves Pereira, Lívia Pinheiro de Oliveira, Adriana Lira Rufino de Lucena, Fabiana Ferraz Queiroga Freitas, Kay Francis Leal Vieira,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoCom a mudanca no perfil demografico da populacao brasileira atraves do aumento do numero de idosos em relacao a populacao geral, ve-se a importância de se abordar essa faixa etaria mais efetivamente. O processo demencial acompanha o envelhecimento, tomando importante expressao na saude do Brasil atualmente. O presente estudo objetivou identificar a prevalencia de demencia de acordo com oMini Exame do Estado Mental e do Teste do Relogio, correlacionar os resultados de ambos os testes e comparar os resultados de acordo com a escolaridade. A pesquisa teve natureza descritiva e exploratoria, com abordagens quantitativa e qualitativa, foi realizada no Projeto de Extensao “Envelhecimento Saudavel” durante as atividades sociais desenvolvidas pelo grupo de idosos, com a utilizacao de dois testes de rastreio, o MEEM e TDR e autorizada pelo Comite de Etica em Pesquisa da Famene sob o protocolo 85/13. Na amostra, 38% eram analfabetos e 62%alfabetizados. No MEEM, 53,1% dos alfabetizados e 75% dos analfabetos zeraram a categoria de atencao e calculo, e 65,5% dos alfabetizados e 75% dos analfabetos zeraram a de construcao visual. Nas demais categorias, ambos os grupos alcancaram pelo menos 50% da pontuacao maxima da categoria especifica. No Teste do Desenho do Relogio, 54% dos alfabetizados e 20% dos analfabetos pontuaram 4 ou 5 pontos. Concluiu-se que tanto nos alfabetizados quanto nos analfabetos houve dificuldade especificamente nas categorias de atencao e calculo e de construcao visual do MEEM. Pelo TDR, observou-se que a maioria dos alfabetizados apresentou pequenos erros espaciais com digitos e hora corretos, enquanto que a maioria dos analfabetos apresentou desorganizacao visuo-espacial moderada.
Referência(s)