Artigo Acesso aberto

Autoria e informação visual: design e artes gráficas no projeto editorial do século 20

2019; Linguagem: Português

10.5151/9cidi-congic-1.0291

ISSN

2318-6968

Autores

Cristiane Alcântara, Mônica Tavares,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Apoiadas no que diz Michel Foucault sobre o conceito de ‘função autor’, este trabalho foi desenvolvido com base na hipótese de que certos indivíduos produzam subjetividades ao determinarem regras próprias dentro de discursos coletivos. Logo, perguntamos se seria possível analisar os posicionamentos de artistas gráficos e designers por meio de seus discursos visuais. Para tanto, nossa investigação analisou certos projetos editoriais buscando examiná-los sob o viés da autoria: de 1920, destacamos J. Carlos e o capista Poty, oriundos da produção editorial voltada à cultura de massa; de 1930 e 40, o grupo de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Flávio de Carvalho e Lasar, propulsores de experimentações estéticas e de linguagem no âmbito da informação visual; e entre os anos de 1950 e 60, os construtivistas Ivan Serpa, Emilie Chamie, Moysés Baumstein e Amílcar de Castro, de discurso racionalista.

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