Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

GESTÃO DE INDICADORES FARMACÊUTICOS APLICADOS A FARMÁCIA ESCOLA EM JOINVILLE-SC

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.26512/gs.v10i3.25548

ISSN

1982-4785

Autores

Heidi Pfützenreuter Carstens, Deise Schmitz Bittencourt, Graciele Schug Gonçalves, Januária Ramos Pereira Wiese, Beatriz Marcondes de Azevedo,

Tópico(s)

Medical Malpractice and Liability Issues

Resumo

A Farmácia Escola é uma parceria entre ensino, serviço e comunidade criada para desenvolver a profissão farmacêutica e atender os usuários do Sistema Único de Saúde na dispensação de medicamentos. O presente trabalho teve como objetivo analisar os indicadores farmacêuticos da Farmácia Escola, a fim de contabilizar os dados e identificar melhorias ou alterações para promoção da qualidade do serviço prestado. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa retrospectiva do período de janeiro de 2014 a dezembro de 2018. Foram analisados os indicadores de ‘atendimento da recepção’, ‘atendimentos por e-mail’, ‘total de atendimentos da dispensação’ ‘agendamentos para dispensação’, ‘usuários que faltaram no dia agendado’, ‘atendimento de usuários faltantes (encaixes)’, ‘total de atendimentos da dispensação’, ‘total de atendimentos da FAE’, e ‘pacientes ativos CEAF’. O número total de atendimentos realizados na FAE entre 2014 e 2018 foi de 745.406, com média mensal de 12.423. O absenteísmo foi observado na proporção de 13,1%, mas houve um aumento importante na modalidade de atendimentos realizados por e-mail, demostrando que esta é uma ferramenta crescente no atendimento do usuário. Os resultados mostraram que os indicadores são excelentes ferramentas de gerenciamento e que é necessária uma avaliação continuada para melhoria dos processos e da gestão da FAE.

Referência(s)