Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Estudo de caso avaliativo da construção de um aterro controlado entre duas linhas ferroviárias no Estado do Maranhão

2019; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.6008/cbpc2318-3055.2019.003.0001

ISSN

2318-3055

Autores

Danielle Cristina dos Santos Lisboa, Mayara Souza Gomes, Lucas Nadler Rocha, Lucas dos Santos Zenkner, Matheus Oliveira Sena, Claudemir Gomes de Santana, Renata Medeiros Lobo Müller,

Tópico(s)

Geotechnical Engineering and Soil Stabilization

Resumo

O presente trabalho faz uma análise de linhas ferroviárias da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e a Estrada de ferro Carajás (EFC). Onde o projeto visa absorver possíveis impactos de um desacarrilhamento ferroviário, devido ao solo ser argiloso com características moles. Sabemos que construções sobre solos moles acarreta inúmeros problemas é representa um grande desafio em obras ferroviárias. Hoje há diversos tipos de esforços que possibilitam construir sobre esses tipos de solos. Nesse trabalho será determinado quais ensaios em laboratórios e ensaios de campo são necessários para fazer a caracterização granulométrica do mesmo, além de exposição de técnicas construtivas como a substituição de solos moles, aterro sobre sobrecargas temporárias, a implantação de drenos como medidas para evitar o processo de recalque, avaliando as possíveis etapas que devem ser investigadas no projeto para implantação de uma dessas técnicas.

Referência(s)
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