PROMOVENDO A CIDADANIA MUNDIAL: UM EXPERIMENTO MENTAL
2019; UNIVERSIDADE FRANCISCANA; Volume: 12; Issue: 23 Linguagem: Português
ISSN
1982-2103
AutoresAna Paula Freb Pinheiro, Liz Behr Siqueira, Márcio Paulo Cenci, Valéria Iensen Bortoluzzi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo e resultado de uma proposta didatica de experimento mental, desenvolvida em turmas de ensino medio de uma escola da rede privada de Santa Maria/RS. O objetivo principal foi desenvolver a empatia, ou seja, aprender a se colocar no lugar do outro. Para isso, foi elaborado e aplicado um experimento mental em que os estudantes deveriam escolher uma cidade e visita-la, ainda que mentalmente. Como resultado, observa-se que os alunos descobriram nao so aspectos positivos, como tambem identificaram os principais problemas desse outro lugar. Essa identificacao permitiu aos estudantes o desenvolvimento da cidadania, pois eles passaram a entender diferentes culturas e costumes e, por meio da empatia, colocaram-se no lugar do outro.
Referência(s)