
O CERRADO NUMA CONCEPÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA
2019; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2594-9810
AutoresElizene Aparecida Soares, Dulce Pereira dos Santos, Rahyan de Carvalho Alves,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO livro didatico e considerado um importante instrumento para o trabalho com os conteudos escolares, pois norteia os temas e conteudos disciplinares, influenciados, significativamente, pelos curriculos oficiais. Esse trabalho teve como objetivo verificar qual a visao de Cerrado e apresentada nos livros didaticos de Geografia. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a revisao bibliografica de artigos cientificos sobre esse tema e em seguida a analise dos livros didaticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental adotados em uma escola publica da cidade de Varzea da Palma, norte de Minas Gerais. As conclusoes possibilitadas por esse estudo indicam que apesar do Cerrado ser um importante bioma com uma infinidade de possibilidades para o ensino e, tambem, para as comunidades que vivem nesse contexto, ele e pouco discutido nos livros didaticos e minguadamente sao as paginas dedicadas a esse tema; alem de apresentar carencias de conceituacao e discussoes superficiais, tanto nos textos quanto nas ilustracoes.
Referência(s)