Projeto Combodesigners – Design da informação e gamificação como apoio ao ensino médio no contexto da extensão universitária
2019; Linguagem: Português
10.5151/9cidi-congic-2.0124
ISSN2318-6968
AutoresVictor Kraide Corte Real, Bruno Gobo de Freitas Bueno, Giovanna Scarabeli de Godoy, Lillian Nogami Tung, Lucas Valverde Gasparino,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
Resumo“Combodesigners” é um projeto de extensão proposto pelo curso de Design Digital da PUC-Campinas e aprovado, em Fevereiro/2018, pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da mesma universidade. É um projeto em fase de desenvolvimento, com vigência de Março/2018 a Janeiro/2020, tendo como principal objetivo a elaboração, junto aos docentes e discentes de Escolas Estaduais de Ensino Médio de Campinas/SP, vinculadas à Diretoria de Ensino – Região de Campinas Leste, de uma plataforma narrativa interativa baseada em jogos eletrônicos, por meio da aplicação de métodos e técnicas do Design Instrucional e da Gamificação, com o intuito de ampliar a assimilação dos conteúdos formais abordados na grade curricular do Ensino Médio. Por meio da indicação da Diretoria de Ensino, foi selecionada a Escola Estadual Prof. “Adalberto Prado e Silva” para aplicação da primeira etapa do projeto, três docentes e 27 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio se inscreveram voluntariamente para participar dos trabalhos. No ano de 2018 foram realizados encontros de capacitação, delineamento e estruturação do projeto, a partir dos quais foram validados os elementos narrativos, a ambientação midiática, a linguagem de programação e o modelo gamificado a ser aplicado no desenvolvimento do projeto. Em dezembro/2018, a primeira fase do jogo foi entregue e também foi realizada uma pesquisa junto aos alunos da escola envolvida, por meio da qual detectamos que a aplicação dos princípios do Design da Informação proporcionou o efetivo engajamento do público participante nos processos de estruturação, desenvolvimento, validação e testes efetuados até o momento.
Referência(s)