Artigo Acesso aberto

Design da informação, aprendizado e jogos: uma análise da interface de jogos de tabuleiro

2019; Linguagem: Português

10.5151/9cidi-congic-2.0326

ISSN

2318-6968

Autores

Márcia Maria Alves, Lucina Reintebach Viana,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os jogos de tabuleiro estão há muito tempo presentes em nossa cultura ensinando conceitos, estratégias e práticas sociais por meio de materiais simples (cartas, dados e tabuleiros) que proporcionam diversão e facilidade de aprendizado. Este artigo apresenta um estudo da programação visual desses jogos, com a intenção de verificar seu modo de produção e se os pressupostos do design da informação estão presente nestas construções. Para isso, realizou-se uma análise gráfica de quatro jogos (Monopoly, War, Batalha Naval e Scotland Yard), por meio dos princípios propostos por Rune Pettersson (2012). Foi definido um protocolo e cada jogo foi analisado separadamente. Como resultado tem-se que os princípios podem ser verificados nesses materiais e sua lógica de aplicação poderá ser replicada na construção de outros materiais que priorizem a facilidade do aprendizado e a diversão.

Referência(s)
Altmetric
PlumX