
O Reino das plantas através de um Jardim Secreto
2012; Volume: 7; Linguagem: Português
ISSN
1982-1816
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA experiencia relatada ocorreu numa escola publica municipal do Rio de Janeiro, em area urbana, com tres turmas de 7o ano do Ensino Fundamental, na faixa etaria de 12 a 14 anos, durante dois meses ininterruptos. Acrescenta-se a esse perfil, a heterogeneidade das turmas em termos de conhecimento e de conquistas cognitivas (havia desde alunos quase analfabetos funcionais a alunos plenamente alfabetizados) com um adendo de agressividade, refletida em brincadeiras violentas, agressoes verbais e fisicas e a falta de postura em sala de aula (nocoes basicas de educacao social como, por exemplo, nao cuspir no chao da sala de aula, jogar papel apenas no lixo e respeitar o proximo e seu material). Com esse perfil desafiador havia entao dois desafios propostos: o primeiro, talvez mais urgente e subjetivo, foi: “Como melhorar o comportamento da turma, pelo menos para que a convivencia seja menos agressiva e mais afetiva? ” O segundo desafio foi a nivel cognitivo: “Como despertar o interesse dos meus alunos pelo Reino das Plantas, que nao tem o mesmo carisma de um animal que se move e que aparece em documentarios e e assunto para muitas conversas? ”. O eixo da pratica pedagogica foi a problematizacao aliada a utilizacao dos espacos diferentes da escola para se trabalhar o Reino das Plantas. Ao unir espacos diferenciados, recursos tecnologicos, aulas experimentais e jogos, a apresentacao do conteudo tornou-se prazerosa, ludica e atraente para os alunos que, ao colaborarem ativamente com suas inferencias e mudancas conceituais, participaram de cada etapa, mesmo com o perfil de turma considerado como de “dificil” comportamento.
Referência(s)