Artigo Produção Nacional

O Reino das plantas através de um Jardim Secreto

2012; Volume: 7; Linguagem: Português

ISSN

1982-1816

Autores

Lorraine Moura Gomes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A experiencia relatada ocorreu numa escola publica municipal do Rio de Janeiro, em area urbana, com tres turmas de 7o ano do Ensino Fundamental, na faixa etaria de 12 a 14 anos, durante dois meses ininterruptos. Acrescenta-se a esse perfil, a heterogeneidade das turmas em termos de conhecimento e de conquistas cognitivas (havia desde alunos quase analfabetos funcionais a alunos plenamente alfabetizados) com um adendo de agressividade, refletida em brincadeiras violentas, agressoes verbais e fisicas e a falta de postura em sala de aula (nocoes basicas de educacao social como, por exemplo, nao cuspir no chao da sala de aula, jogar papel apenas no lixo e respeitar o proximo e seu material). Com esse perfil desafiador havia entao dois desafios propostos: o primeiro, talvez mais urgente e subjetivo, foi: “Como melhorar o comportamento da turma, pelo menos para que a convivencia seja menos agressiva e mais afetiva? ” O segundo desafio foi a nivel cognitivo: “Como despertar o interesse dos meus alunos pelo Reino das Plantas, que nao tem o mesmo carisma de um animal que se move e que aparece em documentarios e e assunto para muitas conversas? ”. O eixo da pratica pedagogica foi a problematizacao aliada a utilizacao dos espacos diferentes da escola para se trabalhar o Reino das Plantas. Ao unir espacos diferenciados, recursos tecnologicos, aulas experimentais e jogos, a apresentacao do conteudo tornou-se prazerosa, ludica e atraente para os alunos que, ao colaborarem ativamente com suas inferencias e mudancas conceituais, participaram de cada etapa, mesmo com o perfil de turma considerado como de “dificil” comportamento.

Referência(s)