
OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA DO SÉCULO XXI
2019; Volume: 24; Issue: 48 Linguagem: Português
10.15202/1981896.2019v24n48p10
ISSN1981-1896
AutoresCarlos Antonio Pereira da Silva, Felipe da Silva Triani, Joaquim Humberto Coelho de Oliveira, Cristina Novikoff,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoEste texto mostra um pouco da construção do letramento digital diante da realidade da escola do século XXI, com seus desafios atinentes ao processo de compreensão escrita e leitora com o uso dos meios digitais presentes no dia a dia. O aluno não tem somente a sua frente uma folha de papel para construir sua escrita ideológica, tem meios capazes de lhe auxiliar nessa construção e que irá transformar a sua visão de ver o mundo sob o pilar da comunicação célere, interativa e cooperativa. Ao longo do trabalho também é mostrada a participação do professor nesse processo de letramento, em que se enfatiza a importância de o corpo docente de uma escola ter objetivos e propostas condizentes à realidade dos alunos que passam a ter contato com o mundo virtual. Não fica de fora dessa discussão a cumplicidade do poder público em inserir na educação formal instrumentos digitais adequados estruturalmente capazes de auxiliar no caminho da construção alfabetizadora e do letramento digital. Sob uma metodologia pautada pela pesquisa em bibliografias vinculadas ao assunto, busca esse artigo, também, trazer uma reflexão sobre caminhos o docente pode tomar para enfrentar esses desafios e ser ainda um co-participante de novas conquistas em relação ao letramento digital.
Referência(s)