Artigo Acesso aberto

Análise da Interface do Jogo Persona 5

2019; Linguagem: Português

10.5151/9cidi-congic-1.0048

ISSN

2318-6968

Autores

Julia Yukari Bertineti Sagae, André Luiz Battaiola, Victor Emanuel Montes Moreira,

Tópico(s)

Digital Games and Media

Resumo

Persona 5, um RPG publicado pela Atlus para o console Playstation em 2017, é um jogo sobre rebelião juvenil, representada não só através da história do jogo, mas pela estética inspirada na cultura punk e pela suposta quebra de paradigmas na maneira como a interface do jogo se apresenta, quase transformando os menus na atração principal do jogo. Em certos eventos como aqueles que celebram a cultura japonesa ou promovem jogos é comum se deparar com o fenômeno conhecido como cosplay, onde os fãs das mídias que veiculam este tipo de cultura, tais como HQs, animações e jogos, se fantasiam como os personagens com os quais se identificam. Enquanto é comum encontrar cosplays dos personagens presentes nos jogos, Persona 5 chama a atenção pelo fato dos fãs se fantasiaram dos menus do jogo. Esse fato originou a seguinte pergunta de pesquisa: Por que a interface do Persona 5 causa uma “forte empatia” em seus jogadores? A pesquisa descrita neste artigo, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo exploratório, busca responder a esta pergunta.

Referência(s)
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