
A formação profissional em escolas primárias e em escolas normais primárias portuguesas (1844-1926)
2019; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/1981-2582.2019.2.33830
ISSN1981-2582
AutoresJosé Manuel Matos, Alexandra Rodrigues, Rui Candeias,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoDesde a reforma de 1844 que o ensino primário português passou a prever, após um 1o grau de formação genérica centrada na trilogia ler, escrever e contar, um 2o grau, e, entre 1911 e 1926, um 3o grau, designado por superior, com cursos práticos especiais para o ensino agrícola, industrial, comercial ou marítimo, de acordo com a localização das escolas, e que se reconhece também como um embrião de formação. Este artigo pretende pois estudar os modos como as escolas normais primárias abordaram a formação de professores nestas áreas no período 1844-1926 e, emparticular, saber como o ensino da matemática nessas escolas se adaptou a essa finalidade.
Referência(s)