Artigo Acesso aberto

O Guia Brasileiro de Sinalização Turística de 2001: um olhar do Design da Informação para a atualização do material de orientação turística

2019; Linguagem: Português

10.5151/9cidi-congic-5.0351

ISSN

2318-6968

Autores

Diego Sombra Montenegro, Paulo Jorge Alcobia Simões,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o Guia Brasileiro de Sinalização Turística a partir de uma perspectiva do Design da Informação. Criado em 2001 por iniciativa do governo federal, a publicação buscava impulsionar o mercado de turismo brasileiro por meio da regulamentação de um sistema de placas que facilitasse a experiência dos visitantes em cidades desconhecidas, em 2017 foi anunciado um projeto de atualização do material, mas que ainda não se concretizou. Por conta disso, este trabalho faz um levantamento bibliográfico através de estudos avaliativos de sinalizações de orientação turística em cidades brasileiras, e projetos que vem propondo novas alternativas a partir da visão estratégica do modelo. Dessa forma, buscamos contribuir para que as pesquisas em Design da Informação estejam integradas à discussão sobre a atualização do guia, defendendo uma participação dos designers para além da perspectiva mercadológica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX