FUTURE SPECIALISTS’ SOCIALIZATION IN THE CONTEXT OF COMPETENCE APPROACH
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 15; Issue: 34 Linguagem: Português
10.22481/praxisedu.v15i34.5796
ISSN2178-2679
AutoresMarina Georgiyevna Sergeeva, Вера Сергеевна Шилова, Anzhelika N. Evdokimova, N. V. Arseneva, V. V. Degtyareva, A. V. Zuykov,
Tópico(s)Educational Methods and Teacher Development
ResumoA solução dos problemas enfrentados pela sociedade russa moderna depende em grande parte das crenças, expectativas, valores e atitudes das pessoas que determinam sua atitude em relação à inovação, conteúdo, eficácia e eficiência de várias atividades. A adaptação social (inclusão ativa no ambiente social) do indivíduo assume como condição necessária a conquista de um certo nível de competência social. O ambiente social moderno tem um impacto significativo no processo de formação da personalidade, causando certas contradições: por um lado, a modernização sociocultural requer uma nova abordagem para o problema da auto- realização social do indivíduo, exigindo maior atividade humana como sujeito da vida social, assumindo a responsabilidade por suas atividades e comportamentos, mas, por outro lado, a instabilidade da sociedade moderna aumenta as dificuldades naturais de crescer; a situação de incerteza leva à deformação do desenvolvimento pessoal, à desadaptação na sociedade. A modernização do sistema educacional levou a mudanças no conteúdo, formas, métodos e tecnologias da educação, em relação às quais havia a necessidade de avaliar os resultados do funcionamento do sistema educacional. Analisando a qualidade de um treinamento especializado moderno, os pesquisadores começaram a recorrer cada vez mais às competências formadas durante o estudo, entre as quais um lugar importante é ocupado pela competência social, estimado como o indicador mais importante da competência profissional de um especialista em geral e, em particular, , no campo das relações econômicas, trabalhistas e sociais.
Referência(s)