Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uma perspectiva sobre as escolas na Hispânia Visigoda nos séculos VI-VII

2019; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 41; Linguagem: Português

10.4025/actascieduc.v41i1.48068

ISSN

2178-5201

Autores

João Paulo Charrone, Pâmela Torres Michelette,

Tópico(s)

Medieval Architecture and Archaeology

Resumo

Partimos de dois pressupostos: 1) Os ambientes escolares constituem-se como um locus de poder que ultrapassa a questão educacional; 2) Parte dos pesquisadores que estudaram ou estudam o medievo não se debruçaram suficientemente sobre este assunto, limitando-se apenas a fazerem breves análises gerais. Isso posto, o objetivo desse artigo será discutir as diferentes escolas e como se dava o ensino no reino visigodo, em especial nos séculos VI-VII. Lembrando que a Igreja, monopolizadora desta área, terá no campo educacional mais um elemento de reforço de sua autoridade. Deve ter em mente ainda que o período em questão do trabalho se dá logo após a consolidação desta instituição no reino visigodo com a conversão do reino ao catolicismo niceísta no III Concílio de Toledo (589).

Referência(s)