Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) / Teaching and learning geography in the National Curriculum Common Base (BNCC)

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/er-v25n3e2018-11

ISSN

1983-1730

Autores

Iara Vieira Guimarães,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Neste artigo, realizamos uma discussão a respeito da configuração que a Geografia apresenta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nossa motivação é pautada tanto pela recente aprovação e homologação pelo Ministério da Educação do referido documento, quanto pelas questões que envolvem seu processo de debate e implementação junto aos professores atuantes nas escolas brasileiras. A delimitação do contexto político nacional em que foi construído o documento bem como a conotação de currículo presente no texto configuram o cenário sobre o qual levantamos questões para discussão e análise. Defendemos a importância de se considerarem os professores como os principais profissionais a serem consultados em qualquer política pública de ensino que intencione mudar as práticas pedagógicas, seus conteúdos curriculares, os materiais escolares e os processos de ensino-aprendizagem. Salientamos a especificidade da Geografia como componente curricular fundamental para a formação cidadã sendo, portanto, imprescindível em todos os segmentos da educação básica brasileira.PALAVRAS-CHAVES: Geografia Escolar. Currículo. Base Nacional Comum Curricular-BNCC.

Referência(s)