
Estudo da viabilidade econômica na abertura de um e-commerce para expansão de uma marca de acessórios femininos
2019; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1983-8026.86436
ISSN1983-8026
AutoresDébora Hickmann, Joana Siqueira de Souza, Ana Paula Beck da Silva Etges,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoPara se investir em pequenos negócios, deve-se alinhar a capacidade produtiva ao investimento e ao retorno esperado, além de considerar a dinamicidade do ambiente. Neste contexto, o objetivo deste estudo é realizar uma análise de viabilidade econômica na abertura de uma loja física e virtual para expansão de uma marca de acessórios femininos, que hoje opera em um atelier localizado em um prédio empresarial. Em paralelo, calculou-se o Ponto de Equilíbrio Econômico na busca pela quantidade mínima de vendas para que a empresa não tenha prejuízo, sendo uma informação crucial para os varejistas. Aplicando-se os métodos de análise econômica, comprovou-se a viabilidade de se investir em ambos os modelos de negócio e, ao englobar a Análise de Sensibilidade para avaliar o risco do projeto, a demanda foi identificada como a variável mais sensível ao empreendimento, permitindo uma orientação à gestão estratégica da empresa.
Referência(s)