Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O diagnóstico como “passaporte” para reconhecimento e significação das experiências na dislexia

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 29; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-73312019290311

ISSN

1809-4481

Autores

Denyse Telles da Cunha Lamego, Martha Cristina Nunes Moreira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Resumo Analisamos as implicações do diagnóstico de dislexia na produção de sentidos sobre as experiências relacionadas a esta condição, a partir da ótica de diferentes atores sociais em campos de interações diversos. Utilizamos o método de narrativas em diálogo com os conceitos de “normalidade” e “patologia”, “ideologia” e “cultura” e com o campo teórico-conceitual da “Sociologia do Diagnóstico”. Realizamos 19 entrevistas-narrativas com atores sociais diferentemente posicionados na estrutura social, recrutados a partir da rede social Facebook, no grupo “Dislexia e Pais”. Discutiu-se o contexto sócio-histórico de construção social da categoria diagnóstica “dislexia”; a peregrinação por diagnóstico, barreiras e conflitos encontrados nos sistemas de saúde e educação; a importância do diagnóstico biomédico para a significação da experiência de adoecimento pela dislexia; o papel e as funções do diagnóstico de dislexia para a busca de reposicionamentos e reordenamentos da vida cotidiana, para a construção de marcas identitárias, assim como para o reconhecimento e acesso a direitos em espaços públicos. O diagnóstico de dislexia foi interpretado como um personagem principal que apresenta funções positivas e negativas na vida cotidiana de pessoas vivendo com essa condição.

Referência(s)