
História e filosofia da educação na Idade Média: uma reflexão sobre o conceito de prudência na <i>Suma Teológica</i> de Tomás de Aquino
2019; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 41; Linguagem: Português
10.4025/actascieduc.v41i1.47777
ISSN2178-5201
AutoresCelso Kraemer, Dominique Santos,
Tópico(s)Philosophy and Historical Thought
ResumoTomás de Aquino foi um dos pensadores que contribuiu para o debate das questões mais importantes presentes nos ambientes intelectuais do século XIII. Neste artigo, analisamos uma de suas principais obras, a Suma Teológica, sobretudo a questão 47 da parte que ficou conhecida como Secunda Secundae, ou simplesmente IIª IIae, ou seja, Segunda da Segunda, a partir da qual apresentamos uma reflexão sobre o conceito de ‘prudência’, que, compreendido como teoria ou lógica da ação humana, no sentido da tomada de decisão, pode nos auxiliar não só a problematizar a História e a Filosofia da Educação na Idade Média, mas também nossas próprias práticas educacionais no tempo presente.
Referência(s)