Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As crianças na escola de samba: o saber-fazer da Etnografia em contextos locais de educação

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 21; Issue: 40 Linguagem: Português

10.5007/1980-4512.2019v21n40p276

ISSN

1980-4512

Autores

Fabiana dos Santos Dias Duarte, Patrícia Lima,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este texto reflete acerca da etnografia como metodologia que permite a construção de saberes locais com e sobre as crianças. Problematiza, a partir das práticas culturais e locais no contexto da escola de samba, a etnografia com crianças como uma metodologia útil e uma epistemologia que permite a produção de conhecimentos que reconhecem as crianças como sujeitos de direitos que participam de convívio coletivo marcado pela intergeracionalidade. Parte-se da pesquisa realizada sobre o carnaval na cidade de Florianópolis/SC e, especificamente, do “projeto mirim de casais de mestre sala e porta bandeira” da Escola de Samba Embaixada Copa Lord, localizada na comunidade do Morro da Caixa, região central da cidade, em que a proximidade com as crianças e adultos permitiu conhecer o lugar das crianças na interioridade das práticas ali existentes. Nesse texto escolhemos refletir sobre o aprimoramento do fazer etnográfico, identificando de que forma o tempo, as relações e as escolha das “técnicas” e recursos ocorrem no processo da pesquisa com crianças, em um esforço de interseccionar a etnografia pelo campo da Antropologia, colocando-a em diálogo com os Estudos da Infância e procurando conhecer as crianças a partir dos contextos locais onde constituem seus modos de vida.

Referência(s)
Altmetric
PlumX