
Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência
2019; Anderson Bruno Anacleto de Andrade; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.18378/rebes.v9i4.6954
ISSN2358-2391
AutoresJéssika Paiva Medeiros, Abrahão Alves de Oliveira Filho,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoA monitoria teve seu inicio na Idade Media, atualmente respaldada em lei, essa estrategia, prevista nos regimentos das instituicoes e nos projetos pedagogicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduacao, mediante a atuacao de monitores em praticas e experiencias pedagogicas, em disciplinas que permitam articulacao entre teoria e pratica e integracao curricular. A bioquimica assim como tambem outras disciplinas basicas, apresenta certa rejeicao por parte consideravel dos alunos de odontologia, e mesmo de alguns professores de outras areas, concomitantemente, por se tratar de uma disciplina complexa e o aluno na maioria das vezes ser ansioso em vivenciar situacoes clinicas sem antes entender o contexto clinico do paciente, a bagagem de conhecimento basico pode ser anulada, levando-o a um possivel prejuizo futuro em sua profissao. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiencia academica como aluno – monitor na disciplina de bioquimica geral, desenvolvida durante o primeiro semestre ao segundo semestre de 2018 no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo para a reflexao e o fortalecimento das atividades de monitoria como forma de crescimento profissional.
Referência(s)