Artigo Produção Nacional

Importância da Monitoria de Bioquímica Geral no Curso de Odontologia da UFCG: Um Relato de Experiência

2019; Anderson Bruno Anacleto de Andrade; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.18378/rebes.v9i4.6954

ISSN

2358-2391

Autores

Jéssika Paiva Medeiros, Abrahão Alves de Oliveira Filho,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

A monitoria teve seu inicio na Idade Media, atualmente respaldada em lei, essa estrategia, prevista nos regimentos das instituicoes e nos projetos pedagogicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino de graduacao, mediante a atuacao de monitores em praticas e experiencias pedagogicas, em disciplinas que permitam articulacao entre teoria e pratica e integracao curricular. A bioquimica assim como tambem outras disciplinas basicas, apresenta certa rejeicao por parte consideravel dos alunos de odontologia, e mesmo de alguns professores de outras areas, concomitantemente, por se tratar de uma disciplina complexa e o aluno na maioria das vezes ser ansioso em vivenciar situacoes clinicas sem antes entender o contexto clinico do paciente, a bagagem de conhecimento basico pode ser anulada, levando-o a um possivel prejuizo futuro em sua profissao. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo relatar uma experiencia academica como aluno – monitor na disciplina de bioquimica geral, desenvolvida durante o primeiro semestre ao segundo semestre de 2018 no curso de odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), contribuindo para a reflexao e o fortalecimento das atividades de monitoria como forma de crescimento profissional.

Referência(s)