Divulgação de demonstrações contábeis e fidelização de associados: estudo de caso da cooperativa de crédito de Nova Serrana - MG
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i2.2126
ISSN2525-3409
AutoresWillian Antônio de Castro, Graziely Rodrigues Vaz, Rogério Oliveira,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoConstantemente no Brasil e no mundo, ocorrem diversas mudanças de cunho econômico-financeiro. À medida que a sociedade se expande e evoluem novas necessidades de caráter financeiro vão surgindo. Diante deste fato e com o avanço da tecnologia de informação no mundo, as cooperativas de crédito surgiram como ferramentas de desenvolvimento econômico, com ofertas de caráter financeiro, e serviços com taxas mais atrativas e maior participação da sociedade. Esta pesquisa tem por objetivo retratar sobre as demonstrações contábeis que a cooperativa de Nova Serrana divulga em seu canal e a influência que estas exercem na indicação e fidelização de associados. De acordo com pesquisas bibliográficas resgata-se o histórico do cooperativismo, demonstrando como surgiram as primeiras cooperativas de crédito e qual sua importância na atualidade, destaca-se as características das cooperativas de crédito e suas diferenças com outras instituições financeiras, uma breve explicação das demonstrações, o marketing relacional junto a captação e fidelização de associados, e por fim para responder o problema e atingir o objetivo da pesquisa é feita uma análise da percepção da influência das demonstrações para o associado perante a cooperativa da qual participa. A pesquisa é realizada em uma cooperativa de crédito da cidade de Nova Serrana-MG, através da aplicação de questionários que foi respondido por uma amostra de associados da cooperativa estudada, buscando identificar quais são os principais fatores que levariam a indicação da cooperativa de crédito. Como resultado observamos que os cooperados considerarem as demonstrações contábeis importantes, mas demonstram que para eles existem outros fatores considerados mais relevantes para fidelização dos associados.
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