
O DOCENTE EM FORMAÇÃO E O DOCENTE FORMADOR: UMA VISÃO SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL NA GRADE CURRICULAR
2019; Volume: 14; Issue: 2s1 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p745-771
ISSN1809-0354
AutoresPatricia Mirella de Paulo Falcão, Daniel Mill,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoMudanças advindas da utilização das tecnologias digitais têm sido amplamente debatidas e com isso discursos propagam que as crianças dominam tais dispositivos de maneira mais efetiva que os professores, portanto, a formação docente encontra-se em um momento crítico. Entrevistamos 2 coordenadores e 75 alunos do curso de pedagogia, objetivando identificar seus conhecimentos sobre tais tecnologias. Ao final, os dados demonstram que os alunos estão cônscios sobre a necessidade de utilizar a tecnologia na educação, porém não estão sendo preparados para tal. Concluímos que ainda que existam disciplinas na grade curricular dos cursos de pedagogia, parece haver uma espécie de inércia ou desconhecimento da real necessidade acerca da utilização eficiente das tecnologias digitais dentro do cenário escolar.
Referência(s)