Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Conscientização e preservação de um rio: proposta pedagógica através de um jogo didático

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Issue: 14 Linguagem: Português

10.21920/recei72019514405420

ISSN

2447-0783

Autores

Isabel Santana, Carla Ferreira Rezende, José Reinaldo Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

RESUMO O objetivo geral deste artigo e divulgar a proposta de um jogo didatico como metodologia que potencialize a divulgacao para o ensino que tem como escopo de estudo questoes acerca do meio ambiente destacando o conhecimento de aspectos socios ambientais do Rio Mundau, um dos principais fluxos de agua da Bacia do Litoral, Ceara-Brasil. O jogo de trilha, Caminhando pelo Rio Mundau: conhecer e preservar composto por varios elementos e direcionado aos alunos com faixa etaria a partir de 12 anos. O jogo aceita no minimo 2, e no maximo 4 jogadores e a partida tendo uma duracao aproximada de 1 hora. Espera-se que a ludicidade produzida com o uso dessa proposta contribua na formacao do participante, instigando habilidades como a imaginacao e a criatividade, potencializando a motivacao e a interacao. E que a representacao de situacoes enfrentadas no dia a dia, discutidas a partir de um jogo, fornecam subsidios para a uma percepcao ambiental consciente e de fundo preservacionista e sustentavel.

Referência(s)