
O cinquentenário da educação superior no oeste de Santa Catarina
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 6; Linguagem: Português
10.20396/riesup.v6i0.8656167
ISSN2446-9424
AutoresJoviles Vitório Trevisol, Sherlon Cristina De Bastiani,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo tem como propósito analisar os processos de interiorização da educação superior em Santa Catarina. As dinâmicas da expansão serão estudadas a partir de uma região específica (o Oeste), dado o fato de ser a maior entre as seis mesorregiões, correspondendo a um quarto do território estadual, composta por 118 municípios. O estudo foi desenvolvido entre agosto de 2015 a julho de 2017. Foram utilizados procedimentos e técnicas quantitativas e qualitativas. A pesquisa bibliográfica e documental foi desenvolvida por meio de livros, artigos, teses, dissertações, relatórios e documentos. Os dados quantitativos foram obtidos na base de dados do INEP, informações do IBGE, consulta aos endereços eletrônicos das instituições de ensino superior pesquisadas e por meio de pedidos de informações via correio eletrônico. O estudo demonstra que a expansão foi impulsionada pelo setor privado. Em 2015 o segmento privado respondia por 80,9% das IES que ofertavam matrículas presenciais. 45,5% das IES que ofertavam cursos na região em 2015 eram faculdades; 33,3%, universidades e 15,2%, institutos federais. No que tange às matrículas, 72,3% se encontravam, em 2015, nas IES presencias (40.522) e 27,7%, nos polos de EAD (18.358). O bacharelado é o grau acadêmico que concentra o maior número de matrículas na região, correspondendo a 65,5% do total.
Referência(s)