
Ciência, opressão e teatro: um caso de pesquisa educacional baseada em artes
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1982-5153.2019v12n2p325
ISSN1982-5153
AutoresLeonardo Maciel Moreira, Angélica Santana do Nascimento, Laise Novellino Nunes de Souza,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA abordagem de temas controversos tem sido um caminho para evidenciar o vínculo entre ciência e contexto social, favorecendo a educação CTS. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e caracterizar as percepções de um grupo de estudantes universitários sobre o tema controverso: relações entre ciência e opressão. O método utilizado foi a pesquisa educacional baseada em artes, adotando o Teatro do Oprimido como linguagem artística. Encontrou-se que, na percepção dos colaboradores, a ciência pode ser utilizada para oprimir e que a opressão por meio da ciência é caracterizada por similaridades com opressões impostas pelo mundo do trabalho, pela mídia e pelo sistema de educação. Os resultados sugerem que a discussão do tema ciência e opressão favorece o conhecimento sobre a ciência, podendo resultar em atitudes positivas para com ela, e sinalizam a proficuidade da pesquisa educacional baseada em artes para a educação em ciências.
Referência(s)