Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A linguagem figurativa, compreensão e expressão. Estudo comparativo: alunos de classe regular e alunos referenciados com necessidades educativas especiais

2019; Catholic University of Portugal; Issue: 27 Linguagem: Português

10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.381

ISSN

2184-5638

Autores

Ana Paula Couceiro Figueira, Tiago Ferreira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Linguagem é o principal instrumento de comunicação do Ser Humano, enquanto via de interação com os outros e consigo mesmo. A linguagem é vista como a janela do conhecimento humano, permitindo vivências e aprendizagens individuais e sociais. O presente estudo pretende contribuir para a depuração de um módulo, Linguagem Figurativa, do programa de intervenção neuropsicológica REHACOG. Foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 20 indivíduos, comparando-se alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais e alunos que frequentam turmas regulares, sem dificuldades de aprendizagem ou défices cognitivos denunciados. Os resultados demonstram que as crianças com Necessidades Educativas Especiais obtêm resultados inferiores, nos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.

Referência(s)