
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO “RIO DO PEIXE” NO MUNICIPIO DE CORONEL JOÃO SÁ – BA SOB O OLHAR DO DISCENTE
2019; PGDesign/UFRGS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-0003.97516
ISSN1982-0003
AutoresLuciano Andrade Da Silva, Márcia Eliane Silva Carvalho,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos socioambientais do rio do Peixe na cidade de Coronel João Sá-BA sob o olhar do discente do Colégio Estadual Santo Antônio. Analisar os impactos a partir do olhar do aluno é por entender que este é sujeito do conhecimento e que a pesquisa deve partir de sua realidade. Para tal, a aula de campo é fundamental, pois, é no campo que os discentes identificam in lócus causas e consequências do impacto ambiental, bem como entendem a importância da água para vida do homem relacionado a realidade local. Assim, a proposta metodológica foi dividida em três etapas. A primeira, em sala, alunos juntos com o professor de geografia destacaram várias problemáticas que ocorrem na cidade de Coronel João Sá-BA. Após discussões foi definido estudar o rio do Peixe, visto que este apresenta elementos a serem observados como poluição, descarte de resíduos sólidos e desmatamento. No segundo momento foi realizada atividade de campo com uso de celulares para documentar a realidade em análise, como também foi utilizado um drone. Como pós-campo, no terceiro momento, foi realizada a culminância de atividades, onde os discentes expressaram sob seu olhar os impactos socioambientais do rio do Peixe através de produção didática como: vídeo, dança, música autoral, fantoche, pintura, poema, maquete. Sendo assim, o caminho para conseguir qualidade de vida em equilíbrio com ambiente requer práticas pautadas na ética ambiental e na realidade vivida, daí a importância dos estudos de campo.Palavras-chave: rio do Peixe, impactos socioambientais, aula de campo.Abstract:
Referência(s)