Artigo Acesso aberto

Do palco ao disco: música caipira e construção de identidades na cidade de São Paulo

2019; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20504/opus2019c2514

ISSN

1517-7017

Autores

Virgínia de Almeida Bessa,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

O artigo tem por objeto o gênero fonográfico conhecido como “música caipira”, surgido em 1929 com as primeiras gravações da Turma Caipira Cornélio Pires, realizadas pela Columbia. Longe de ser produto exclusivo da indústria do disco, cujo mercado se expandia graças a avanços técnicos introduzidos pela gravação elétrica, o gênero resultava também de intensas disputas identitárias que vinham sendo travadas em São Paulo, tendo como palco principal o teatro musicado. Para sustentar essa ideia, serão analisados excertos de textos teatrais, partituras e fonogramas das décadas de 1910 a 1930, num entrecruzamento entre a História Social, a Musicologia e os Estudos do Teatro.

Referência(s)