Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quatro décadas de guitarrada: a configuração de um movimento musical pós-moderno no Pará

2019; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20504/opus2019c2515

ISSN

1517-7017

Autores

Saulo Christ Caraveo, Sonia Maria Moraes Chada,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais referentes à pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. O objeto de estudo é o gênero musical lambada/guitarrada, que tem contribuído à construção de memórias, história, arquétipos e identidade envolvendo as práticas musicais no estado do Pará e na região amazônica. A pesquisa abrange os anos de 1978 e 2019. Para isso, foram realizadas gravações de vídeos e áudios em campo, entrevistas semiestruturadas e visita ao arquivo pessoal da família de Joaquim de Lima Vieira, considerado por muitos artistas o maior expoente da prática da guitarra elétrica no norte do país e o criador do gênero musical que o consagrou, a guitarrada, seus saberes e prática musical, além da revisão da bibliografia sobre o assunto e temas transversais. A guitarrada, originalmente chamada de lambada, desenvolveu-se como gênero musical no estado do Pará a partir dos anos de 1970, enraizou-se na cultura local, demarcando identidades e fortalecendo memórias e práticas musicais na região. A prática musical pós-moderna apresenta a guitarra elétrica como instrumento solístico, com características e singularidades próprias, influenciada por fenômenos diversos – sociais, culturais, políticas, entre outros – relacionados ao contexto onde se insere.

Referência(s)