
Estudo da anemia falciforme através de jogos educativos em uma universidade pública no estado da Paraíba, Brasil
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i2.2113
ISSN2525-3409
AutoresLeonardo Ferreira Soares, Evaldo Hipólito de Oliveira, Zhilbelly da Mota Nunes, Roseane Mara Cardoso Lima Verde, Eleonidas Moura Lima,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoAs hemoglobinas são macromoléculas responsáveis pelo processo de trocas gasosas no organismo humano. As hemoglobinopatias são doenças das hemoglobinas que acontecem devido a processos mutacionais nas cadeias globínicas. A anemia falciforme é a doença genética de maior prevalência no mundo, no Brasil a incidência e prevalência da doença é considerada um problema de saúde pública sendo o nordeste brasileiro a região de maior prevalência. Ainda desconhecida por grande parte da população e dos profissionais da saúde tem na educação em saúde o seu processo de disseminação do conhecimento. Considerando estes fatos, o presente estudo teve como objetivo identificar as intervenções lúdicas eficazes nessa prática, com vistas a subsidiar a reflexão e o aprimoramento do ensino nessa área. A elaboração dos jogos de xadrez, damas, jogo da velha e quebra cabeças composto com elementos inerentes a esta hemoglobinopatia, vem a propiciar aos alunos do curso de farmácia da Universidade Estadual da Paraíba, campus Campina Grande, o contato lúdico no aprendizado desta patologia, proporcionando a estimulação cognitiva no processo ensino/aprendizagem. Devido aos bons resultados obtidos, intenciona-se a utilização dos jogos em palestras escolares e no processo de educação de agentes e profissionais de saúde.
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