
A investigação doutoral em educação musical no Brasil: meta-análise e tendências temáticas de 300 teses
2019; Volume: 27; Issue: 43 Linguagem: Português
10.33054/abem2019b4306
ISSN2358-033X
AutoresEliton Perpétuo Rosa Pereira, Carol Gillanders,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo desta pesquisa é analisar o desenvolvimento da educação musical como um campo científico no Brasil. Encontramos 300 teses que abordam temas diretamente relacionados à educação musical, de 1989 até 2017. Esta investigação de estado da arte contém aspectos documentais, quantitativos e qualitativos e foi desenvolvida por meio das técnicas de análise de conteúdo. Como resultados, apresentamos um mapeamento descritivo de categorias, como gênero, evolução do índice de produção, áreas de produção, universidades, contexto educativo, subtemáticas, didáticas da música, e ainda as linhas investigativas da área que configuram os temas de interesse da pesquisa em educação musical no Brasil. Além destas sínteses descritivas, também apresentamos formas de acesso a três produtos originados da investigação: 1) Formulários com categorias de análise; 2) Galerias de mapas e imagens descritivas da produção; 3) Índices e catálogo das 300 teses.
Referência(s)