
Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo
2019; ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português
10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2529
ISSN2238-2704
AutoresSamara Martins de Oliveira Souza, Brena Costa de Oliveira, Cibelle Sousa e Silva, Letícia Graziela Lopes França Sousa, Valéria Monteiro Beserra da Silva, Stephanie Sarah Cordeiro de Paiva, Michelle Vicente Torres,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoINTRODUÇÃO: O método Pilates promove um equilíbrio entre o corpo e a mente, trabalhando o ser humano integralmente, exigindo de quem o pratica uma percepção também do que acontece no meio em que vive. OBJETIVOS: Avaliar a contribuição de um projeto de extensão abordando o método Pilates na aprendizagem sobre o conceito e percepção de corpo de acadêmicos de Fisioterapia de uma universidade pública. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa prospectiva, qualitativa, observacional e analítica, contendo uma amostra de oito acadêmicos de Fisioterapia de uma instituição pública da cidade de Teresina-Piauí, participantes do projeto de extensão com aplicação de práticas corporais baseadas no método Pilates. Os participantes foram entrevistados no período de maio de 2018, mediante entrevista semi-estruturada, composta por perguntas relativas ao conceito e percepção de corpo. RESULTADOS: Após serem analisadas as falas dos acadêmicos, surgiram duas categorias temáticas a serem discutidas: Pilates na percepção de corpo e as possibilidades do corpo. CONCLUSÃO: Atividades de extensão em Pilates contribuem positivamente para o conceito e percepção de corpo de acadêmicos do curso de Fisioterapia.
Referência(s)