Artigo Acesso aberto

A influência dos espaços públicos no comportamento das mulheres em situação de rua do plano piloto de Brasília

2019; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5102/pic.n1.2018.6310

ISSN

2595-4563

Autores

Rayssa Vidal Macedo de Brito, Ana Paula Borba Gonçalves Barros,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Sabe-se que a morfologia dos espaços interfere nos deslocamentos em geralrealizados nas cidades, no entanto, não há estudos específicos que afirmem se, ecomo, este aspecto pode interferir na vida urbana das pessoas em situação de rua,em especial, das mulheres. É neste contexto que este trabalho visa compreender ainfluência dos espaços públicos inerentes ao espaço modernista no comportamentodas mulheres em situação de rua, especificamente no Plano Piloto de Brasília. Paratanto, foram realizadas entrevistas com mulheres enquadradas em cinco perfisdistintos – solteira sem filho, solteira com filho, casada grávida, casada com filhos eidosa com deficiência – cujo enfoque foi dado na maneira como ocorrem os seusdeslocamentos a pé no Plano Piloto. A partir das descrições coletadas foramgerados mapas de trajetos, o que proporcionou verificar como tais mulheres utilizamas áreas da cidade. Verificou-se, portanto, que com base neste pequeno escopo dapesquisa, que a medida que a estrutura familiar aumenta, a abrangência nosdeslocamentos se reduz, bem como as dificuldades no ir e vir, no caso da gravidez eda deficiência. Observou-se ainda que ao se realizar a análise das áreascompreendidas pelo deslocamento destas mulheres, a área do Setor Comercial Sule seus arredores é a que concentra todos os perfis englobados no estudo. Assimsendo, concluiu-se que a depender da constituição familiar das mulheres emsituação de rua, a área de abrangência dos seus deslocamentos pode sofreralteração possivelmente por se tratar de espaços urbanos pouco amigáveis, hajavista haver muitos vazios urbanos, o que provoca, de certa maneira, sensaçõesincômodas, tais como o medo. Deste modo, pode-se inferir, para o escopo destapesquisa, que a forma modernista acaba por interferir na maneira como as mulheresem situação de rua se deslocam no Plano Piloto de Brasília. No entanto, de modo aratificar tal metodologia, caberia, em estudos futuros, ampliar a aplicação destametodologia qualitativa para um maior número de perfis, bem como realizar umaanálise comparativa em cidades com formas urbanas distintas, tais como asorgânicas e as ortogonais

Referência(s)