
Quando a religião sobe ao palco: Uma análise das contestações católicas à encenação de “Jesus Cristo Superstar”
2019; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 55; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4013/csu.2019.55.2.06
ISSN2177-6229
AutoresRenan William dos Santos, Camila Assunção Crumo,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo procura mapear a controvérsia surgida com a exibição da peça “Jesus Cristo Superstar”, em São Paulo, no ano de 2014. Passando por uma breve revisão histórica sobre as relações ambíguas entre as esferas de sentido religiosa e artística (no sentido weberiano), busca-se explicitar as principais categorias discursivas e estratégias de ação mobilizadas pelos agentes religiosos que procuraram barrar a exibição da referida peça teatral. Por fim, mostra-se como a noção de “blasfêmia” é utilizada para colocar o próprio ideal de laicidade no centro do debate.
Referência(s)