Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias de ensino-aprendizagem de escala cartográfica linear junto aos estudantes de Geografia da UFAL

2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 29; Issue: 59 Linguagem: Português

10.5752/p.2318-2962.2019v29n59p912

ISSN

2318-2962

Autores

Umbelino Oliveira de Andrade, Mário De Biasi,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Parte significativa dos alunos de Geografia do IGDEMA/UFAL apresenta dificuldades na aprendizagem de escala cartográfica. Então lançou-se mão do desenvolvimento e implementação de alternativas de ensino-aprendizagem para essa superação junto a alunos do segundo período de 2013. Voltando-se ao socioconstrutivismo, aplicou-se o método de aula expositiva, considerando que o aprendizado ocorre com reconstrução interna de “instrumentos” e “signos” intermediado pelo professor. E também com base na andragogia, que considera o professor como facilitador da “aprendizagem útil” em prol da autonomia e da interação dos aprendizes com o seu ambiente de aprendizado, duas ações foram articuladas: a conscientização consistiu em expor que escala cartográfica tem importância específica, não sendo mera aritmética e sem clareza para a formação profissional; e a motivação envolveu a exposição da importância desse conteúdo respaldada em fundamentos legal, técnico e geográfico para sensibilizá-los também a se apossar afirmativamente de tal competência. Este processo envolveu as fases de avaliação prévia (exposição e prática de revisão) e avaliação definitiva (diálogos, exposições e práticas mais concentradas). No teste estatístico, após isso, para 1 grau de liberdade no nível de confiança de 95%, o valor do qui-quadrado a ser excedido é 3,84. Como se obteve 0,08, não há evidência de evolução das notas dos alunos, comparando as avaliações.

Referência(s)
Altmetric
PlumX