
ANÁLISE DOS PROBLEMAS DA INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O SISTEMA DE CONCESSÕES DE RODOVIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO E AS RODOVIAS FEDERAIS BRASILEIRAS
2019; Volume: 24; Issue: 39 Linguagem: Português
10.30945/ccei-v24i39.2783
ISSN2359-6635
AutoresLauro Rocha Ferreira E. Silva, Rafaela Santos Carvalho, Elky Bento Sarmento, Emanuel de Oliveira Messias Morais De Oliveira, Igor Martins,
Tópico(s)Transport and Economic Policies
ResumoA infraestrutura das rodovias brasileiras, em termos nacionais, sempre foi um dos maiores gargalos ao crescimento do país. Em relação a outras nações com extensão territorial semelhante, o Brasil apresenta-se como sendo um dos países mais deficientes em infraestrutura e logística, como também ausente de investimentos mais vultosos direcionados ao setor. A partir da análise de dados fornecidos pelas concessionárias das rodovias, os quais confrontados com dados governamentais e relatórios emitidos pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) pôde-se dimensionar a problemática para traçar um estudo comparativo das medidas adotadas pelo governo do Brasil na tentativa de solucionar um dos maiores problemas para o crescimento econômico nacional, denominado: infraestrutura rodoviária, haja vista que a grande maioria dos meios de transporte utilizados para deslocamento e entrega de cargas fazem uso dessa modalidade. Assim, com essa comparação feita através de dados, tabelas e relatórios, as políticas adotadas pelo governo do Estado de São Paulo, que através da concessão apresentava a maior parte da sua malha rodoviária, veio a externar melhores condições no seu sistema viário e uma maior adequação desse, consequentemente sua infraestrutura apresentou maiores qualificações do que as adotadas pelo governo federal nas rodovias públicas.
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