
Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde: linha de fuga na formação em saúde para uma atuação na saúde coletiva
2019; Centro Brasileiro de Estudos de Saúde; Volume: 43; Issue: 122 Linguagem: Português
10.1590/0103-1104201912219
ISSN2358-2898
AutoresEduardo Carvalho de Souza, André Ribeiro de Castro Júnior, Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Raimundo Augusto Martins Torres, Maria Rocineide Ferreira da Silva,
Tópico(s)Public Health in Brazil
ResumoRESUMO Em um cenário no qual se tem discutido de forma intensa a formação em saúde, devido a uma fragmentação entre a teoria e a prática, entre outras deficiências que podem comprometer uma articulação direcionada à saúde coletiva, construiu-se o presente ensaio teórico, com o objetivo de refletir sobre o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde como uma linha de fuga para uma formação interprofissional para a gestão e organização do Sistema Único de Saúde. Nesse âmbito, tornou-se essencial sistematizar a discussão em dois momentos, sendo eles: Da formação fragmentada à problematizadora da realidade social; e Cenas possíveis a partir da compreensão do Sistema Único de Saúde por meio do estágio de vivência. Fundamentou-se o presente ensaio a partir da perspectiva de linha de fuga apontada por Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como da perspectiva de sujeitos, de Foucault. Por meio das reflexões realizadas, pôde-se perceber que o Projeto surgiu como uma linha de fuga que oportunizava uma formação diferenciada dos sujeitos que viriam a ser protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, com vistas a uma atuação direcionada à organização e gestão do sistema de acordo com a realidade na qual estariam inseridos, além de possibilitar a (des)transformação de uma formação cristalizada e deficiente.
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