Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A interseccionalidade e o entrecruzamento de violências epistêmicas no videoclipe ‘Mandume’

2019; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4013/fem.2019.213.12

ISSN

1984-8226

Autores

Lucianna Furtado,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo discute o videoclipe Mandume (2016), dos rappers Emicida, Drik Barbosa, Amiri, Rico Dalasam, Muzzike e Raphão Alaafin, e direção de Gabi Jacob, de maneira fundamentada pelo aporte teórico-metodológico da interseccionalidade. Essa abordagem é evocada pelos próprios rappers em seus versos no videoclipe, ao relatarem suas vivências dos entrecruzamentos de identidades sociais como eixos de opressão, exclusão e violência epistêmica. Para isto, é apresentada uma breve investigação da elaboração da interseccionalidade no contexto dos movimentos sociais e sua posterior incorporação pelo saber acadêmico, relacionando as contribuições de feministas negras estadunidenses às produções brasileiras sobre essa abordagem. A partir dessa fundamentação, são discutidos os relatos testemunhais dos rappers, permitindo que a interseccionalidade evidencie sua potência e as contradições no conjunto do videoclipe.Palavras-chave: Interseccionalidade. Racismo. Feminismo negro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX