Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre ratoeira e world music: música e relações de gênero em Florianópolis

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5965/1808312902042007520

ISSN

1808-3129

Autores

Maria Ignez Cruz Mello, Letícia Grala Dias,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

As representações da subjetividade feminina na música, bem como a reprodução do modelo da masculinidade no código musical têm sido objetos de análise de vários autores, como Susan McClary (1991), Krammer (1990), Citron (1993), Cusick (1994), Walterman (1993), Mello (2006) entre outros. Estes estudos analisam composições, arranjos e interpretações femininas a fim de perceber de que forma a subjetividade das mulheres que se envolvem com a produção musical alcança sua expressão. Outros estudos, como Diniz (1949), Kater (2001) e Holanda (2006), trazem à luz trabalhos de compositoras que, devido à forte dominação masculina, não apareceram no cenário musical/social de sua época.

Referência(s)