
Sobre ratoeira e world music: música e relações de gênero em Florianópolis
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5965/1808312902042007520
ISSN1808-3129
AutoresMaria Ignez Cruz Mello, Letícia Grala Dias,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoAs representações da subjetividade feminina na música, bem como a reprodução do modelo da masculinidade no código musical têm sido objetos de análise de vários autores, como Susan McClary (1991), Krammer (1990), Citron (1993), Cusick (1994), Walterman (1993), Mello (2006) entre outros. Estes estudos analisam composições, arranjos e interpretações femininas a fim de perceber de que forma a subjetividade das mulheres que se envolvem com a produção musical alcança sua expressão. Outros estudos, como Diniz (1949), Kater (2001) e Holanda (2006), trazem à luz trabalhos de compositoras que, devido à forte dominação masculina, não apareceram no cenário musical/social de sua época.
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