Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ações AfirSouzamativas no Ensino Superior: revisão quantitativa e qualitativa de literatura

2019; National University, Costa Rica; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15359/ree.24-1.16

ISSN

1409-4258

Autores

Daniela Basso-Poletto, Cora Efrom, Maria Beatriz Rodrigues,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

As ações afirmativas são mecanismos de inclusão social, que mobilizam várias esferas da sociedade. Este artigo examina a produção científica de acesso gratuito no Brasil (nacional e internacional) sobre ações afirmativas no ensino superior, buscando um panorama geral sobre o tema. Trata-se, portanto, de uma análise literária revisional ampla (quantitativa e qualitativa) sobre as publicações dos dez últimos anos, em três idiomas (português, inglês e espanhol), partindo de 1105 artigos, de três bases de dados (SciELO, SPELL e ANPAD), que foram triados por critérios pré-estabelecidos, resultando em 119 para leitura integral e 96 para a análise propriamente dita. A análise dos artigos foi realizada a partir de 4 categorias, que examinaram ações afirmativas em diferentes países, desempenho de alunos, contexto histórico das publicações e avaliação das políticas. A produção no tema tem aumentado ao longo dos anos, porém, com algumas fragilidades como a concentração de estudos sobre realidades muito específicas. É preciso avançar na análise da trajetória das ações afirmativas para entender melhor sua aplicação prática e propiciar diálogos mais consistentes entre as realidades investigadas.

Referência(s)