
GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE LATICÍNIOS
2019; Volume: 19; Issue: 36 Linguagem: Português
ISSN
1982-3037
AutoresRoberta Rodrigues Faoro, Natiele Serafim Ferreira, Pelayo Munhoz Oléa, Daniel Hank Miri, Cassiane Chais, Juliana Matte,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoOs custos com obtencao de novos clientes se torna mais alto do que a retencao daqueles ja existentes na empresa, direcionando as empresas a buscarem a fidelizacao dos clientes para garantir a continuidade da empresa no mercado. As estrategias, oriundas de ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management), visam aproximar as empresas de seus melhores clientes e, consequentemente, tornando-as competitivas, por meio do conjunto de estrategias, processos e recursos tecnologicos na busca de melhores resultados. Deste modo, o objetivo do estudo e analisar a utilizacao do CRM na busca da fidelizacao dos clientes dentro de uma empresa de laticinios, observando todas as informacoes sobre os clientes, historicos de atividades, gerenciamento de contas e contatos, historico de vendas, entre outros. A pesquisa e um estudo de caso de natureza qualitativa de carater exploratorio. Como resultados, a empresa Rasip/RAR possui ferramentas que lhe auxiliam na gestao de relacionamento com o cliente, mas e necessario melhorias em seus processos para a construcao de um relacionamento de longo prazo, pois mesmo com a ferramenta, nao existem acoes e aproveitamento efetivo do banco de dados criado.
Referência(s)