Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O HOMEM E O CAVALO, DE OSWALD DE ANDRADE: CARNAVALIZAÇÃO E SÁTIRA MENIPEIA

2019; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/19805071.2019.21.2.2581

ISSN

1980-5071

Autores

Wallisson Rodrigo Leites,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Oswald de Andrade, além de idealizador da Revista de Antropofagia, figura entre uma das principais referências do Modernismo brasileiro, e, principalmente, como norteador de novos olhares para a arte e para a cultura no Brasil, a partir dos manifestos Antropófago (1928) e da Poesia Pau-Brasil (1924). Entretanto, parte da sua produção que revela o caráter antropofágico de sua escritura, por meio da estetização da linguagem teatral, tem aparecido com pouca frequência nos cursos de Letras e nas pesquisas em Literatura no Brasil, a exemplo de suas peças de teatro. Portanto, objetivando dar visibilidade ao caráter crí­tico e criativo deste autor, pretende-se, a partir do presente artigo, realizar uma leitura da obra O homem e o cavalo (1934), sendo este, pois, um dos textos que se destaca na produção alegórica oswaldiana. Para isso, tal leitura será baseada nos conceitos de "carnavalização" e de "sátira menipeia" - elaborados por Bakhtin. O estudo tem como objetivo observar, em que medida, tais conceitos refletem o pensamento crí­tico oswaldiano e se colocam como potenciais meios para se pensar sobre os recursos da desconstrução e da alegoria na produção literária e dramatúrgica, no contexto latino-americano.

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