Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Agostinho de Hipona (354-430) entre a antiguidade clássica e o império romano: instrução, educação e ação

2019; Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem); Volume: 41; Linguagem: Português

10.4025/actascieduc.v41i1.48029

ISSN

2178-5201

Autores

Ana Paula Tavares Magalhães,

Tópico(s)

Historical and Religious Studies of Rome

Resumo

As dioceses do norte africano constituíam um posto avançado da cristianização no Ocidente tardo-antigo. A presença de Agostinho favorecia a vocação da região para o debate em torno da fé e para a formulação de diretrizes formativas para os fiéis. Na perspectiva agostiniana, o papel da educação ultrapassava o ensino formal das normas das disciplinas do mundo clássico, e propunha a criação de uma nova cultura. O viés formativo caracterizou a ação agostiniana, que se voltou rapidamente para a reelaboração de saberes tendo como finalidade a cristianização. No interior desse rearranjo, assumiriam papeis de destaque as obras destinadas a leigos, embora sem prejuízo da tratadística episcopal.

Referência(s)