
Influência da formação na prática de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência: um estudo no sistema de ensino especial
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 13; Issue: 16 Linguagem: Português
10.24934/eef.v13i16.95
ISSN2317-0093
AutoresMarcelo de Melo Mendes, Karla Cunha Pádua,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoNeste artigo sintetiza-se parte dos resultados de uma pesquisa para identificar influências da formação na prática de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência no ensino especial. A pesquisa contou com a participação de quatro professores de Educação Física de três escolas públicas do ensino especial, administradas pelo Estado de Minas Gerais e localizadas em Belo Horizonte. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante das práticas docentes e análise de documentos. Pelos resultados verificou-se que, apesar dos avanços conquistados, ainda há muito a se fazer para a melhoria da formação inicial e continuada de professores, tendo em vista uma educação comprometida com a diversidade e com a inclusão de todos, em especial, dos alunos com deficiência. Nessa direção, no estudo foram indicadas potencialidades formativas dos saberes adquiridos nas experiências diretas com alunos deficientes e nas redes de troca e de apoio com profissionais mais experientes.
Referência(s)