Porto de Vila do Conde/PA: Um panorama dos seus principais modais de acesso
2018; Servicios Academicos Intercontinentales; Linguagem: Português
ISSN
1988-7833
AutoresFelipe Gunnar Pantoja Barbosa, Hélio Raymundo Ferreira Filho, Fábia Maria de Souza,
Tópico(s)Maritime Ports and Logistics
ResumoNa Aoltima dA©cada, acordos internacionais de comA©rcio exterior e iniciativas de formaA§A£o de blocos comerciais regionais reduziram de forma significativa os obstAiculos para evoluA§A£o das exportaA§Aµes mundiais, embora um expressivo nAomero de barreiras ainda esteja em vigAancia. O comA©rcio entre paAses tem crescido A taxa mA©dia anual superior a 5% obrigando os paAses a planejar e construir infraestruturas capazes de responder a essas demandas. No comA©rcio global, o transporte marAtimo A© o modo dominante para embarcar todos os tipos de produtos (CHOPRA & MEINDL, 2016). O agronegA³cio brasileiro se desenvolve na regiA£o Centro-Oeste do PaAs e requer portos preparados para exportar grandes quantidades de grA£os para os mercados internacionais. Este trabalho pretende avaliar os tipos de modais de acesso ao Porto de Vila do Conde (PA), demonstrando a real importA¢ncia logAstica de cada um, seja rodoviAirio, ferroviAirio, aquaviAirio ou dutoviAirio, frente A movimentaA§A£o e o escoamento de mercadorias. Trata-se de um estudo de natureza qualitativo-descritiva com delineamento bibliogrAifico e documental, tendo como base documentos disponibilizados pela Companhia Docas do ParAi e AgAancia Nacional de Transportes AquaviAirios. Os resultados obtidos demonstram nA£o somente a importA¢ncia do Porto de Vila do Conde para a economia estadual, mas tambA©m para o PaAs. Assim como destaca a necessidade da efetivaA§A£o dos investimentos na logAstica dos acessos aos portos do “Arco Norte†, em especial o de Vila do Conde, por ser o maior porto do Norte do Brasil, nA£o somente em relaA§A£o a sua Airea de extensA£o, mas tambA©m em movimentaA§A£o de mercadorias.
Referência(s)