Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores do curso de administração

2013; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2179-4936

Autores

Gustavo Henrique Silva de Souza, Antônio Carlos Silva Costa, Nilton César Lima, Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Paulo da Cruz Freire dos Santos, José Fernandes Pontes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O aumento da produtividade das aulas em cursos do ensino superior tem partido do pressuposto de que a capacidade de aprendizagem pode ser estimulada por metodos de ensino adequados a estilos de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi analisar a compatibilidade entre (1) os estilos de aprendizagem dos alunos e (2a) os metodos de ensino e (2b) os estilos de ensino dos professores do Curso de Administracao da Universidade Federal de Alagoas, dentro do processo de desenvolvimento das competencias do administrador. Por meio de um estudo multinivel, exploratorio e descritivo, de abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi conduzida com roteiro de observacao, questionario semiestruturado e o Inventario de Estilos de Aprendizagem. Os resultados mostraram que os estilos de aprendizagem dos alunos de Administracao se concentraram no estilo assimilador (46,2%). Tais individuos possuem preferencia por aulas expositivas e atividades em sala de aula, verificando-se compativel com os metodos utilizados pelos professores. Logo, atividades e dinâmicas compativeis com estes estilos de aprendizagem, como auxilios audiovisuais, palestras e visualizacao de esquemas, diagramas e graficos como forma de auxiliar as aulas expositivas, podem conseguir melhores resultados no processo de aprendizagem.

Referência(s)